Ano Novo e a recontratação de empregados

 em Uncategorized

A empresa pode ou não RECONTRATAR um empregado que foi despedido sem justa causa?

Primeiro, a legislação trabalhista não proíbe expressamente a readmissão de empregados. Segundo, o que se regulamentou foi um prazo mínimo entre a rescisão e a recontratação para fins de não configurar fraude ao sistema do FGTS (prazo de 90 dias – Portaria nº 384/92 do Ministério da Economia).

E agora com a publicação da nova Portaria do Ministério da Economia, de n. 16.655/20, de 14.07.20, se flexibilizou até dezembro de 2020 o seguinte: ” Durante o estado de calamidade pública de que trata o Decreto Legislativo no 6, de 20 de março de 2020, não se presumirá fraudulenta a rescisão de contrato de trabalho sem justa causa seguida de recontratação dentro dos noventa dias subsequentes à data em que formalmente a rescisão se operou, desde que mantidos os mesmos termos do contrato rescindido.

Conclusão Prática: pode-se recontratar antes dos 90 dias se a empresa manter as mesmas condições contratuais. E se a empresa quiser alterar as condições contratuais somente será possível por acordo coletivo de trabalho.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contato

Nosso escritório está localizado na capital de Santa Catarina, cidade de Florianópolis, e em frente ao Fórum do Trabalho e do Tribunal Regional da 12ª Região, sendo considerado um local privilegiado pela aproximação com a Justiça do Trabalho.

Fale conosco!